Odyssey Philips
O Odyssey Philips, como ficou conhecido no Brasil, é um console de videogame doméstico lançado em 1978.
O Magnavox Odyssey 2, também conhecido como Philips Odyssey 2, é um console de videogame doméstico de segunda geração lançado em 1978. Ele foi vendido na Europa como o Philips Videopac G7000, no Brasil como Philips Odyssey, pois como a primeira geração não veio para cá, não faria sentido chamá-lo de Odyssey 2. O Odyssey 2 foi um dos três principais consoles domésticos antes do crash do mercado de videogames de 1983, junto com o Atari 2600 e o IntelliVision.
Em 1983 os banners de divulgação da chegada do Odyssey 2 ao Brasil o destacavam como a melhor alternativa de entretenimento, educação e lazer para toda família, pois possuía jogos educativos exclusivos que estimulavam o desenvolvimento da coordenação motora e raciocínio lógico das crianças, permitia a diversão dos pais e consequentemente sua interação com os filhos ao jogarem os games de ação e aventura que eram destinados a todas as idades, como pode ser constatado ao lado.
Os comerciais também mostravam os jogos educacionais e estratégicos, e por mais que não ressaltassem na propaganda a socialização que o equipamento proporcionava, assim como ocorria com o Atari 2600, deixavam subentendido através da reunião de amigos e familiares em frente à TV na sala de casa.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xKr6uFUtNZI
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1bf964N21b4
Vídeo: https://youtu.be/KQui5b5PdtM
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SqeLRl98-tY
O principal diferencial do Odyssey 2 em relação ao seu concorrente Atari 2600 era o teclado alfanumérico, que o assemelhava visualmente aos computadores que ainda eram novidade para época. No entanto, sua serventia restringia-se basicamente em colocar o nome do jogador ao lado da pontuação na tela, pois poucos jogos faziam uso eficaz desse artifício.
Os jogos lançados no Brasil também não passavam de cartuchos americanos em novas embalagens, ou seja, possuíam a capa traduzida para o português e/ou imagens alusivas ao contexto brasileiro, mas com a programação toda em inglês. Esse fato não afetava diretamente a jogabilidade dos jogos de ação e aventura, uma vez que eram bem intuitivos, mas afetava negativamente os jogos do gênero educativo, necessitando de um certo conhecimento da língua estrangeira, o que culminou em sua baixa aceitação.
Um destes casos é o cartucho Pick-Axe Pete!, que chegou aqui com nome Didi na Mina Encantada!. Como os gráficos tinham baixa qualidade e o acesso à informações pela internet não eram como hoje, essa cópia passava despercebida pela maioria dos jogadores.
Vídeo: https://youtu.be/_MHKMe5uQoM?t=3
Alguns jogos educativos e de raciocínio Lógico: Matemática!
O objetivo do jogo era efetuar problemas matemáticos com as quatro operações em diferentes níveis de dificuldade, utilizando-se do teclado alfanumérico para responder as questões.
Jogo da memória!
Vinha no mesmo cartucho de Matemática! e trazia como objetivo para o jogador decorar e repetir uma sequência numérica que iria aparecer na tela, dependendo dos acertos a quantidade de números ia aumentando e a dificuldade também. Este é outro exemplo de jogo que necessitava do teclado alfanumérico.
Acerte seu número!
O foco principal do jogo era ensinar os números e matemática básica para crianças. Ele determinava algumas figuras associados a um número, o jogador deveria coletar a figura na quantidade indicada, para melhorar a dinâmica e a coordenação motora e visual as figuras se movimentavam em círculos em meio a outras diferentes figuras, ele também poderia ser jogado por dois jogadores simultâneos.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lpYbtJLeH6I
Crypto-logic!
Vinha em um cartucho com outros dois jogos, Formula 1! e Interlagos! mas apenas este necessitava de raciocínio ao invés de coordenação motora. Nele o jogador deveria acertar as palavras que apareciam na tela de forma embaralhada, o agravante com já mencionado, era o fato das palavras estarem na língua inglesa, o que também de certa forma poderia influenciar positivamente no conhecimento de novas palavras nessa língua.
REFERÊNCIAS
https://experienciaodyssey.com.br/odyssey1981/
https://experienciaodyssey.com.br/odyssey1981/
https://bojoga.com.br/acervo/consoles/geracao-2/odyssey-philips/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Magnavox-Odyssey-2-Console-Set.jpg