Atari 2600
O Atari 2600 foi lançado em 1977 nos EUA e começou sua produção no Brasil em 1983. Era considerado o queridinho do Brasil!
Atari 2600
Você já ouviu alguém dizer que o Atari foi o melhor videogame de todos os tempos? Pois é, não é à toa que ele se tornou o queridinho, principalmente aqui no Brasil, onde todos queriam ter. Se você não jogou no “o Atari da Atari”, (era assim que ele era chamado nas propagandas veiculadas no Brasil), certamente alguém da sua família tenha jogado e, tenha certeza, que essa história é bem nostálgica. Vamos conhecer um pouco disso tudo? Logo abaixo apresentamos um contexto da história do videogame, seu lançamento, o declínio de suas vendas, a sua chegada no Brasil e algumas propostas de jogos educativos que foram produzidos.
Contextualizando a história
Dentre tantas empresas que se lançaram no mercado mundial de games a fim de produzirem jogos eletrônicos, a Atari foi, certamente, uma das mais importantes e pioneiras nesse ramo, tendo grande reconhecimento pelos seus consoles e títulos que ganharam o público. O primeiro marco significativo da empresa foi o lançamento de Pong ainda no contexto dos famosos fliperamas, muito comuns à época. O sucesso com o Pong foi extraordinário na década de 70, mas a empresa não parou por ai. Trabalhando ativamente, focada a partir de então em um console doméstico, a equipe de desenvolvimento queria mostrar algo de inovador ao mercado e, portanto, trouxe maior reforço à sua mão de obra, comprando em 1973 a empresa Cyan Engineering, referência na parte de engenharia de jogos. Com objetivos definidos, os esforços se concentraram em um novo sistema dentro de um protótipo chamado de “Stela” (nome da bicicleta de um dos engenheiros). Mesmo com esse interesse, Nolan Bushnell, o fundador da Atari, sabia que a companhia não tinha mais recursos financeiros suficientes para produzir o jogo no tempo e com as inovações que foram planejadas. Por isso, a Atari foi vendida em 1976 para a Warner Comunications no valor de 28 milhões de dólares, com a proposta de que o projeto estaria bem encaminhado e que, não demoraria a estar disponível ao público, já que outras empresas certamente já estariam trabalhando em protótipos similares. Somando-se todos os custos, o valor do desenvolvimento da máquina estava calculado em cerca de 100 milhões de dólares. Mas diante de todo esse investimento podemos dizer que valeu a pena? Como o lançamento do novo videogame da Atari foi recepcionado pelo público?
O lançamento do videogame
O mercado já carecia de novidade, o famoso pong já não fazia todo aquele sucesso como antes. Por isso, a Atari estava apostando todas as fichas no seu novo empreendimento. Finalizadas todas as etapas de desenvolvimento, finalmente em 11 de setembro de 1977 o Atari 2600 é lançado como a nova atração do momento nos Estados Unidos, um console que originalmente ganha o próprio nome da empresa, vendido como Atari Video Computer System ou simplesmente Atari VCS. Foi ainda considerado o presente de natal mais vendido no ano de 1979, ou seja, um sucesso de vendas, abrindo caminho para uma grande e lucrativa forma de entretenimento.
Anúncio do lançamento do Atari 2600 nos Estados Unidos.
Seus controles eram hastes do tipo joystick que davam movimento vertical e horizontal, além de um botão que servia para atacar ou pular. Inicialmente foram oferecidas 19 opções de cartuchos: Adventure (Aventura); Air-Sea Battle (Batalha Aero- Naval); Asteroids (Asteróides); Berzerk; Bowling (Boliche); Combat (Combate); Defender; Haunted House (Casa mal-Assombrada); Jungle Hunt (Caçada na Selva); Kangaroo (Canguru); Math Gran Prix (Gran-Prix da Matemática); Maze Craze (Labirinto Louco); Pac Man; Pole Position; RealSports Soccer (Futebol); RealSports Volleyball (Voleibol); Sapce Invaders (Invasores do Espaço); Video Pinball (Vídeo fliperama); Yars’ Revenge (Vingança dos Yars).
O Atari 2600 decolou, chegando a vender quase oito milhões de unidades em 1982 e se consolidando como um dos videogames mais populares da história. Seus jogos exclusivos chamavam a atenção das pessoas. Além desses, outros títulos que já tinham sua história consagrada na vivência dos jogadores foram licenciados pela empresa, um exemplo foi o famoso Space Invaders da Taito, que repercutiu bastante como um dos melhores jogos. Ao longo de todo esse sucesso, o console passou por algumas alterações, mas nada tão significativo, culminando em outros modelos.
Outros modelos produzidos para o Atari 2600.
O declínio: O início de um fim?
Como bem sabemos o mercado de videogames é bastante dinâmico, concorrido e muito disputado. A Atari teve o seu sucesso garantido com o console, mesmo que vez ou outra ameaçada por concorrentes. Mas o mercado estadunidense já dava indícios de uma saturação, uma grande quantidade de consoles e jogos foi produzida na época. Importante destacar que os computadores pessoais também já estavam dentro dessa briga. Dessa forma, as pessoas podiam escolher qual jogo jogar sem muita hegemonia. Dentro desse cenário, muitas organizações começaram a produzir seus próprios games sem nenhum controle de qualidade. E, nesse contexto, a Atari acaba produzindo uma grande quantidade de cartuchos que eventualmente nunca foram vendidos. Mas de todos os acontecimentos que marcou esse período histórico conhecido como o crash dos videogames de 1983, não poderíamos nos esquecer do jogo E.T. O Extra-terrestre, projetado pela Atari e programado por Howard Scott Warshaw. Há quem diga que esse jogo tenha sido o estopim para a grande crise do mercado de videogames nos Estados Unidos. O game era baseado em um filme de bastante sucesso da época, o que poderia ser uma cartada de mestre, mas, infelizmente, o que se viu na prática não foi bem isso. Depois do lançamento do filme, o jogo teve que ser programado às pressas para ser lançado no final do ano de 1982 e, então, dentro de seis semanas o jogo estava “pronto”. A ideia era fazer a propaganda do game junto ao console para o natal daquele mesmo ano, por isso, a Atari investiu fortemente nas propagandas para cativar o público. Mas não foi o suficiente, porque o jogo era complexo, as pessoas que o adquiriram não entendiam qual era a sua proposta e nem ao menos tinham um manual de instrução para o jogador. Definitivamente, a grande aposta da Atari para esse jogo foi um fracasso, sendo considerado até hoje como um dos piores na história dos videogames.
Jogo E.T. O Extra-terreste produzido para o Atari 2600.
Uma curiosidade sobre esse jogo é que, muitos dos cartuchos que não foram vendidos, cerca de cinco milhões, foram enterrados em um aterro sanitário na cidade de alamogordo no Novo México. Assim, se encerra a segunda geração dos consoles de mesa na América do Norte. Neste momento, a empresa ciente do seu fracasso decide expandir seus horizontes e conquistar novos consumidores licenciando o seu sistema à Polyvox brasileira, marcando oficialmente a entrada do seu videogame no Brasil.
A chegada do console para o público brasileiro
Para bater de frente com cópias desenvolvidas por engenharia reversa e similares, as propagandas do Atari 2600 ressaltavam o slogan “o Atari da Atari” e o apresentavam como “o inimigo” que todos queriam ter, tanto para as concorrentes como para os jogadores. Elas também tentavam cativar as famílias com propagandas estampadas em revistas da época:
ATARI. O inimigo que todos querem ter. ATARI transforma um simples aparelho de TV numa máquina que vai além da imaginação. ATARI comando nas mãos, imagens na tela, sonhos na cabeça. ATARI, Televisão para participar, não só para assistir. ATARI. Dinamiza a vidinha monótona do pai. ATARI coloca emoção no dia a dia da mãe. ATARI excita a imaginação criadora do filho.
ATARI desenvolve a psicomotricidade do indivíduo. ATARI companheiro dos solteiros, dos solitários, dos mal amados, dos descasados. ATARI. Um sistema de 01 geração combatendo a solidão. ATARI. “Quem tem este inimigo não precisa de amigos, mas eles sempre aparecem”.
Devido a sua popularidade, antes de chegar de maneira oficial, muitos consoles foram contrabandeados para o Brasil por quem viajava ao exterior. Como o padrão de imagem das televisões americanas (NTSC) era diferente das brasileiras (PAL-M), quem quisesse jogar em cores tinha ainda que recorrer às eletroeletrônicas que se especializaram nesse tipo de modificação, caso contrário, teriam que se contentar em jogar em preto e branco apenas. Outra dificuldade dessa época era a pouca variedade de cartuchos que o tornava desinteressante ao seleto grupo de crianças que o possuíam devido seu alto custo no mercado clandestino.
Após o declínio de vendas nos Estados Unidos, o Atari 2600 passou a ser produzido no Brasil de forma oficial em 1983, dando uma sobrevida à empresa. Esse console tornou-se um fenômeno de vendas de 1984 a 1986 e consolidou-se como um símbolo cultural da década, sendo reconhecido até hoje no imaginário de muitos amantes de videogames.
Abaixo, trazemos uma reportagem sobre a expectativa da chegada do atari 2600 no Brasil pela TV Gazeta, mostrando de forma sucinta como estava o país em termos de governo e tecnologias, além de compará-lo com o Odyssey.
Propostas sérias com os jogos
Por mais que os jogos vindos para o Brasil tenham sido desenvolvidos com a proposta familiar, nos Estados Unidos alguns deles foram desenvolvidos para treinamento tático como é o caso de Battlezone, que recebeu uma nova versão a pedido do exército americano para ser utilizado pelos soldados como simulador do tanque de guerra M2 Bradley, devido à física aplicada no jogo. Nele o jogador deveria comandar um tanque com objetivo de destruir os dos inimigos em gráficos 3D.
Vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=BAX2SAIR67A);
Vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=Ctr54kopo8I);
Vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=_2SOGAXaRt8);
Microsoft Flight Simulator, foi um jogo desenvolvido pela Microsoft tanto para os consoles da Atari, quanto para computadores que trazia uma proposta importante para a área militar. A partir dele, era simulado a dirigibilidade de uma aeronave em condições de clima e situações adversas e, devido à similaridade dos instrumentos de voo empregados, também despertou o interesse da aeronáutica americana para treinamento.
Vídeo Microsoft Simulator: (https://www.youtube.com/watch?v=vjAumB7txQU);
Kool Aid Man (1993) também se encaixa nos moldes de um jogo sério, pois tinha a intenção de transmitir mensagens de marketing e comunicação àqueles que o adquiriam. No jogo, o jogador é convidado a conhecer os vários sabores de suco da marca Kool Aid. Essa era uma estratégia usada para alavancar as vendas dos seus produtos no mercado, uma vez que o sucesso do videogame como opção de entretenimento era muito forte, fazendo com que os jogos influenciassem nos hábitos de consumo das pessoas. Vídeo:
https://youtu.be/ZZWXkLevqy8. Outro game que se destacou nesta mesma linha de marketing com o uso de marcas de bebidas, dessa vez com refrigerantes, foi o game Pepsi Invaders. A mensagem por trás de Pepsi Invaders era mostrar a superioridade da marca Coca-Cola sobre a concorrente Pepsi, tanto que no jogo, o jogador era levado a destruir as letras P, E, P, S, e I. E, no final era exibida a mensagem, “A Coca-Cola vence”. Vídeo:
Referências