top of page

Sobre Rex Ronan na Educação


Já se perguntou por que o hábito de fumar é tão comum entre as pessoas? Provavelmente já lhe disseram o quanto esse hábito é nocivo à saúde, por isso deve ser sempre evitado. Mesmo sabendo dos perigos, muitos ainda continuam a fumar, fumar e fumar. Mas será por que isso acontece? E se existisse um jogo que pudesse ensinar às pessoas desde cedo sobre esses perigos? Pensando nisso, a Nintendo, no auge das suas vendas com o famoso console Super Nintendo, não mediu esforços e desenvolveu o game educativo intitulado “Rex Ronan: Experimental Surgeon” (Rex Ronan: Cirurgião Experimental”.


O jogo Rex Ronan: Cirurgião experimental, foi produzido pela Sculptured Software e lançado em maio de 1994 pela Raya Systems na plataforma do Super Nintendo Entertainment System (SNES), e se mostra como um game destinado a ensinar aos seus jogadores as consequências do tabaco ligadas ao hábito de fumar. Assim, chegava às residências a oportunidade de se divertir e ao mesmo tempo ter uma experiência educativa com Rex Ronan no console da Nintendo.




O tabagismo é um hábito que se destaca em muitas pessoas pelo consumo do tabaco, provocando dependência física, química e psicológica, desencadeada por uma substância química chamada nicotina. Por isso, o vício é tão comum e difícil de ser largado quando já se é fumante. Mas não pense que esta pequena substância é encontrada somente no cigarro comum, ela também está presente em cachimbos, charutos, rapé, cigarros feitos de palha e até mesmo em cigarros eletrônicos. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), por ser um fenômeno que não acontece só no Brasil, mas no mundo inteiro, o tabagismo deve ser encarado como uma pandemia. Por ser algo tão grave e nocivo à saúde, como o corpo de um fumante reage diante disso? Para responder a esta pergunta, recorremos ao game nas aventuras do destemido cirurgião experimental.


Rex Ronan e os perigos do tabagismo


Para entendermos alguns desses perigos, no enredo do game encontramos a figura de um cirurgião experimental que tem o poder de se reduzir a um tamanho microscópico para entrar no corpo de um homem que fuma desde os seus quinze anos de idade. Ao percorrer algumas partes do corpo do homem, Rex Ronan percebe que, vários dos seus órgãos estão comprometidos por ação de substâncias químicas provenientes do tabaco, como o alcatrão e a própria nicotina. Essas substâncias, ao entrarem no organismo das pessoas através da fumaça tóxica expelida pela queima do tabaco, passeia pelo corpo inteiro, até mesmo no cérebro, trazendo inúmeros malefícios que podem comprometer todos os sistemas do corpo humano fundamentais à vida, como o sistema respiratório, digestório, reprodutivo, esquelético e tantos outros.


Nesta aventura, aparecem micro-robôs enviados pelas empresas de tabaco para impedirem que Rex Ronan não salve a vida do homem, pois elas temem que ele contará ao mundo os perigos do tabaco e, assim, as vendas sejam prejudicadas. Esse é um ponto da narrativa do game que merece destaque, sabe por quê? Porque nos permite entender que na escolha de retirar um produto como este do mercado, que mata as pessoas, pesa muito mais o interesse do lucro com a sua venda, o que nos leva a crer que as próprias pessoas é que teriam a responsabilidade de se conscientizarem por conta própria.



É provável que você conheça alguém que já teve câncer em decorrência do hábito de fumar. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apesar de o tabagismo ser associado popularmente com mais frequência ao câncer de pulmão, outros também devem ser considerados como, o câncer de esôfago, o câncer de fígado, câncer de pâncreas, câncer de traquéia, etc.




Assim como o álcool presente naquela bebida que muitas pessoas apreciam, o tabaco também é uma droga lícita, ou seja, de livre consumo. Entretanto, Rex Ronan, o cirurgião experimental, recomenda: corte o tabaco da sua vida e não deixe que ele se torne um vilão da sua saúde.


Esse jogo já foi utilizado em uma de nossas atividades museológicas, confira abaixo:






bottom of page