top of page
Logo Museu

Pensando a ciência a partir do design de games

Nesta atividade os visitantes terão a oportunidade de experimentar os jogos do nosso acervo e pensar novas formas de discutir a narrativa e o conteúdo do jogo.

Pensando a ciência a partir do design de games

Descrição Geral:


Os visitantes serão guiados pelo professor/monitor que apresentará os principais consoles e games por meio de explicações ao longo da exposição. Logo em seguida, os visitantes ficarão livres no espaço e poderão jogar os games através de joysticks adaptados. Para esse momento serão utilizados os games: Captain Novolin; Rex Ronan: Experimental Surgeon; Bronchie the Bronchiassaurus; e Oscar’s Trash Race. Posteriormente, será explicado aos visitantes alguns pontos imporntantes sobre o Design de Games. Na oportunidade, serão convidados a pensarem como um profissonal da área de Design de Games para criar novos enrendos para os jogos que experimentaram, na intenção de realizar um melhor equilibrio entre a diversão do jogo e o conteúdo de ciência para o contexto de educação da atualidade. 


Público Alvo:


Estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior por meio de agendamento.


OBS: Devido à breve inauguração do Museu Game Ciência (MGC) e por não possuir um monitor fixo, sendo suas atividades realizadas pelo coordenador do espaço e seus alunos, o MGC ainda não abriu suas portas para o público em geral, embora já tenha os recebido esporadicamente. Porém, almejamos tal feito e está incluído nos planos futuros.


Duração: 1h - 1h:30

OBS: Importante lembrar que antes desse momento há a apresentação geral do museu (primeira atividade museológica)


Objetivo:


Realizar uma análise crítica do design de games para alguns dos jogos que compõem o acervo do museu, apontando modificações na reconstrução de um novo enredo para os games.


Ferramentas Culturais:


O Museu Game Ciência é constituído em uma perspectiva sociocultural, por isso, em todas as atividades utilizamos ferramentas mediacionais, classificadas nessa abordagem como ferramentas culturais. Portanto, nesta atividade poderão ser utilizadas: Game Captain Novolin; Game Rex Ronan: Experimental Surgeon; Game Bronkie the Bronchiasaurus;Computadores ou celulares com acesso à internet; Papel e caneta; Linguagem (escrita e falada).

bottom of page