Interagindo e conhecendo o Museu Game Ciência
Os visitantes poderão conhecer o acervo do museu e interagir com os jogos, consoles e placas de forma interativa
Descrição Geral:
É uma atividade de visitação para conhecer e explorar o Museu Game Ciência, em que é exposta rapidamente a história do Museu, o acervo, os jogos catalogados voltados para o Ensino de Ciências e Matemática, bem como o presente site. Esta atividade ocorre em todas as visitações e pode ser realizada de duas maneiras:
1º - Exposição rápida (15-20 min): Ocorre uma breve apresentação para expor os objetivos do museu. Além disso, é apresentado o seu histórico, como surgiu o acervo e como os jogos foram catalogados. Posteriormente, os visitantes são convidados a visualizarem e lerem os placas que possuem textos expositivos do Consoles e dos Jogos. Alguns dos consoles são ligados e é apresentado os gráficos e jogos de cada plataforma.
2º - Exposição longa (30-40 min): É semelhante a primeira exposição, mas os visitantes interagem com os textos expositivos a partir de um Escape Room, no qual são dado pistas para que possam descobrir de qual Console ou Jogo está se tratando.
Público Alvo:
Estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior por meio de agendamento.
OBS: Devido à breve inauguração do Museu Game Ciência (MGC) e por não possuir um monitor fixo, sendo suas atividades realizadas pelo coordenador do espaço e seus alunos, o MGC ainda não abriu suas portas para o público em geral, embora já tenha os recebido esporadicamente. Porém, almejamos tal feito e está incluído nos planos futuros.
Objetivo:
Permitir que os visitantes conheçam e se envolvam no discurso expositivo do Museu Game Ciência e compreendam que é possível aprender ciência se divertindo por meio dos jogos.
Ferramentas Culturais:
O Museu Game Ciência é constituído em uma perspectiva sociocultural, por isso, em todas as atividades utilizamos ferramentas mediacionais, classificadas nessa abordagem como ferramentas culturais. Portanto, nesta atividade poderão ser utilizadas: Placas afixadas nas paredes do Museu; Joysticks adaptados; Vídeos de curta metragem; Aparelhos celulares; Plataformas de Quiz interativo; Internet; cards impressos, Linguagem (falada), dentre outras.